O Mestre Maçom Guilherme Alexandre Ferreira, de 30 anos, assumiu recentemente o cargo de Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay para Santa Catarina, filiado ao Supremo Conselho DeMolay Brasil. Guilherme fala sobre seus objetivos para o ano, os principais desafios e ainda deixa uma mensagem para todos os Maçons.
GOSC: Qual seu principal objetivo para esse ano?
GF: Nossa Ordem tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens. Tenho a absoluta certeza que a Ordem DeMolay tem um papel fundamental na formação de nossos jovens, digo isto com muita certeza pois eu sou um exemplo vivo de que a Ordem DeMolay pode mudar vidas, vez que ela mudou totalmente a minha. Por isto, sou amplamente grato a ela e, atualmente, ocupo o cargo de Grande Mestre Estadual, para retribuir tudo o que ela fez por mim e principalmente para tornar nossa Ordem cada vez mais forte e com capacidade para mudar a vida de milhares de jovens.
GOSC: Quais desafios para para essa gestão?
GF: O principal desafio da atual gestão é a manutenção da administração de excelência. A Ordem em nosso Estado é uma das mais fortes e sólidas do país, portanto, a manutenção deste patamar é fundamental. Também é fundamental para o crescimento de nossa Ordem a recepção dos irmãos que migraram recentemente, em dezembro de 2019, para nosso Grande Conselho Estadual, normalmente em razão da unificação da Ordem DeMolay Brasileira. De suma importância é a relação com as potências maçônicas, que cada vez mais andam lado a lado com a Ordem DeMolay Catarinense. Aproveito aqui, para deixar um fraterno abraço ao GM Rubens pela oportunidade dada por esta entrevista.
GOSC: Qual mensagem você deixaria para os Maçons?
GF: Meus irmãos maçons, atualmente a Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo e, muito disto aconteceu graças a trabalhos incansáveis de Irmãos Maçons que acreditam em nossa Ordem e principalmente em nossa causa.
Aqueles irmãos,que ainda não tiveram a oportunidade de conhecerem nossa amada Ordem, gostaria de pedir a sua ajuda para trabalhar pela nossa comunidade, pelo nosso Estado, pelo nosso País e principalmente por nossos jovens. Garanto meu Irmão, que você irá se apaixonar, como eu, e tantos outros maçons e DeMolays, se apaixonaram.
Gostaria de lembrar que a Ordem DeMolay não é de participação obrigatória, mas sua filosofia, seus ensinamentos e suas virtudes estarão sempre disponíveis para aqueles que querem contribuir em prol da juventude. Sempre costumo dizer que na atualidade a grande dádiva do homem é seu tempo e por isto gostaria aqui, em nome da Ordem DeMolay, agradecer todos os maçons que doam seu preciso tempo em prol de nossa Ordem. Meus queridos tios, saibam que vocês são fundamentais em nossa formação e nunca se esqueçam que sempre seremos eternamente gratos por todo seu trabalho despendido na formação de bons jovens.