O Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC, fundado 12/04/1950, é Potência Maçônica regular e reconhecida no eixo histórico da maçonaria global e, portanto, mantém laços de amizade e reconhecimento com Grandes Lojas e Grandes Orientes regulares ao redor do mundo e com eles compartilha os princípios antigos da Fraternidade Maçônica universal, bem como uma tradição iniciática que explica a extraordinária vitalidade que a Maçonaria ainda conserva em nossos dias.

A Maçonaria que representa o Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC em nosso mundo moderno, constitui-se como uma ordem iniciática onde sem dogmatismo é possível a busca e a construção de valores, de um verdadeiro sentido à busca racional do homem em um quadro de fraternidade e solidariedade.

Nossas Lojas estão abertas a todos aqueles que, dentro do mais absoluto respeito pelas crenças particulares, fazem do conhecimento um princípio de busca, análise, debate e sua base moral para a construção de uma ética universal e um humanismo que podem reavaliar a espiritualidade em nossos dias.

Administração

Todas as Lojas Maçônicas estão institucionalmente integradas em uma corporação homogênea chamada Grande Oriente ou Grande Loja. Os Grandes Orientes ou Grandes Lojas existem com um critério territorial, por País ou Estado. O Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC, esta sediado na Capital do Estado, Florianópolis.

O GOSC é dirigido por um Grão-Mestre com mandato eletivo não remunerado de três anos – sem reeleição, e Grandes Oficiais voluntários e sem remuneração. E há também órgãos governamentais, como o Colegiado (Assembleia). As Lojas são dirigidas por um Venerável Mestre, assistido por um quadro interno de oficiais.