1. Maçonaria e Democracia. Atuamos intensamente para a preservação do estado democrático e de direito, bem como pelas liberdades de consciência, de expressão e do pensamento.
  2. Laicismo. Constitui uma ética de designação, consagração do finito, inerente ao mundo no qual vivemos.
  3. Política. Devemos entendê-la como a arte e a técnica de dirigir e administrar o Estado corretamente, tanto no sentido da razão quanto no da ética, com uma orientação humanista.
  4. Problemas econômicos e sociais. A Ordem deve considerar o sofrimento humano como a consequência de uma má organização social, por isso deve atuar pela eficiência e eficácia do Estado na sua função primeira de promoção do desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade, com transparência, com qualidade nos serviços ao prestados ao cidadão, com redução dos seus custos e gastos e por consequência aumentando o volume de investimentos sem aumento da carga tributária, atuando contínua e severamente no combate à corrupção, ao desperdício do recurso público e ineficiência do Estado (servir ao público ao invés de se servir do público).
  5. Educação. É uma função do Estado, a quem corresponde desenvolver e orientar as capacidades do indivíduo a fim de que se adapte à fisionomia cultural e econômica de cada país; e utilizar integralmente tais capacidades de forma a permitir a independência econômica e a incorporação de todos os valores espirituais e materiais que contribuam e façam possível a evolução crescente da humanidade, assim como, preservar e fortalecer a estrutura familiar como célula mater da sociedade.
  6. Paz. Lutar pela vigência da paz, baseada na justiça e na compreensão recíproca entre os Estados e os homens.
  7. Direitos Humanos. Lutar pela vigência da Declaração Universal dos Direitos Humanos.