Na tarde do dia 12 de maio, às 16 horas, em seu escritório regional de Florianópolis, o senador Catarinense Irmão Esperidião Amin Helou Filho recebeu os representantes da Fundação Hermon, Irmão João Eduardo Noal Berbigier – Grão-Mestre de Honra da MRGLSC e Presidente do Conselho Curador, Irmão Renato Reis Odebrecht, presidente da Diretoria Executiva e representantes das Potências Maçônicas, Irmão Carlos Alberto Pieruccini – Ilmo Secretário de Relações Institucionais e no ato representando o Irmão Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC, Irmão Altair Salésio Rodrigues Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil Santa Catarina – GOB-SC. O Irmão João Eduardo Noal Berbigier, representou o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Sereníssimo Grão-Mestre da Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina – MGLSC. Também estavam presentes o Irmão Roberto Borba ( Borbinha), Ilmo Secretário de Comunicação e Relações Públicas do GOSC e o Irmão Jairo Miguel da Silva, Ex-Venerável Mestre das ARLS Fonte de Luz (Chapecó) e Acácia dos Pinhais (Pinhalzinho), responsável pela intermediação da audiência com o Senador.
Inicialmente o Presidente do Conselho Curador fez a entrega de ofício ao Senador Irmão Esperidiao Amin e informou que “se tratava de pedido de ajuda junto ao Ministério do Meio Ambiente onde transita no IBAMA o processo de renovação do contrato de comodato referente as terras onde está situado o Centro Ambiental Hermon – CAH, no município de Porto União-SC.
O senador Esperidião Amin, por sua vez, solicitou ao seu chefe de Gabinete, Sr. Amaro da Silva, que agendasse uma audiência imediata com a superintendência e técnicos do IBAMA, mesmo que virtual, para que se aprece este processo devido à importância do trabalho realizado por esta instituição que é reconhecida de Utilidade Pública municipal, estadual e federal. “Vamos tomar todas as medidas necessárias para que isto aconteça”, afirmou o senador.
O apoio das Potências Maçônicas de Santa Catarina é muito importante e confiamos na ação do Senador Esperidião Amin junto ao Governo Federal para esta conquista.
Em um momento de descontração, o Irmão Carlos Alberto Pieruccini comentou da pesquisa realizada pela Secretária da Comunicação do GOSC, dos Irmãos com maior tempo de Maçonaria em SC. O Irmão Borbinha comentou do depoimento do Irmão Miguel Christakis em seu depoimento onde mencionou o Bispo Dom Joaquim. O Senador Irmão Esperidião, apresentou uma foto onde consta ele ( menino ) junto do Pai e sua mãe e ao Lado o Bispo e Irmão Dom Joaquim. No mesmo momento, apresentou também uma Foto onde na parede aparesse um quadro de Maçons sendo um deles o Pai do Senador do ano de 1951.