SECRETÁRIO DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO DO GOSC PARTICIPA DE REUNIÃO MAÇÔNICA COM A PRESENÇA DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, IR:. HAMILTON MOURÃO
No último dia 06 de maio, o Secretário de Governo e Administração do GOSC, Ir:. Claiton Ghiggi, esteve presente na 18ª Loja Virtual da A∴R ∴E∴L∴S∴ República de França n. 326, filiada ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul, onde também o Vice-Presidente da República, Ir:. Hamilton Mourão, membro daquela loja, marcou presença.
A participação do Ir Claiton Ghiggi foi a convite do Ir Luiz Eduardo Hadler, membro da A R L S Miosótis n. 228, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, cujo Venerável Mestre, Ir Décio Fochesatto, também esteve presente à reunião.
A A∴R ∴E∴L∴S∴ República de França n. 326 utiliza em seus trabalhos os Livros da Lei de todas as religiões professadas por seus membros e na abertura dos trabalhos daquela sessão, foi feita a leitura de uma Surata do Alcorão, Livro Sagrado do Islamismo.
A sessão foi conduzida pelo Venerável Mestre da Loja República de França, Ir:. Frank Krás Borges.
Na Ordem do Dia, usou da palavra o Ir:. Mark Giuliani Krás Borges, que, na atividade intitulada “Conheça o seu Irmão”, fez um resumo de sua história de vida.
Em seguida, usou da palavra o Ir:. Hamilton Mourão, apresentando um painel do atual quadro brasileiro, sob os aspectos político, econômico e social.
O Irmão Mourão traçou um histórico da economia mundial e brasileira nos últimos quarenta anos, preconizando a necessidade de investir na educação, para que a sociedade possa se adaptar à nova era da economia do conhecimento, baseada no capital, no trabalho e na tecnologia. Defendeu um “pacto de gerações”, ressaltando que todas as gerações necessitam do amparo estatal. Disse ainda que o governo tem diante de si o grande desafio de enfrentar uma política que precisa mudar, voltando seus olhos para a promoção da paz social, da democracia, da segurança, do pacto de gerações e do estado de direito.
Abordando, ainda, a questão da Amazonia, lembrou que o Brasil tem 60% de seu território preservado e apenas 8% de sua área territorial destinada ao plantio, e que 70% do desmatamento ilegal ocorre em onze municípios, ressaltando a dificuldade de fiscalização em uma região tão ampla, desabitada e coberta de floresta, mas que a solução passa pela proteção, preservação e desenvolvimento da a região.
Expressando sua confiança no Brasil, afirmou que o país tem condições de se tornar a democracia liberal mais próspera ao sul do Equador, se as medidas corretas forem adotadas.
No que tange ao papel da Maçonaria, expressou sua confiança na atuação da Instituição na construção social, afirmando tratar-se de um grupo social capaz de trabalhar e dar sua contribuição para a Nação, e não apenas esperar tudo de seus governantes. Numa demonstração de carinho pela Ordem e pela sua loja, o Ir:. Mourão se mostrou bastante descontraído, confraternizando com os Irmãos presentes e se disse muito feliz por poder participar, depois de muito tempo, dos trabalhos da loja, ainda que em formato virtual, mas, comprometendo-se a participar dos trabalhos presenciais assim que possível.