1. A Maçonaria é um movimento filosófico ativo, universalista e humanitário, no qual cabem todas as orientações e critérios que têm por objeto o melhoramento material e moral da Humanidade sobre a base do respeito à personalidade humana, tendo a Educação como prioridade estratégica da Nação.
  2. A Maçonaria não é órgão de nenhum partido político nem agrupamento social e se afirma no propósito de estudar e impulsionar os problemas referentes à vida humana, para assegurar a paz, a justiça e a fraternidade entre os homens e os povos, sem diferença alguma de raça, nacionalidade ou crença.
  3. A Maçonaria reconhece a possibilidade de melhoramento indefinido do homem e da Humanidade, reconhecendo um princípio superior, ideal, que denomina de “Grande Arquiteto do Universo”. Tal reconhecimento de um princípio originário e de uma causa primeira deixa a cada um dos maçons seus pontos de vista particulares sobre a natureza do mesmo, abstendo-se de todo ato confessional. Portanto, não proíbe nem impõe a seus membros nenhum dogma religioso, e rejeita todo fanatismo.
  4. A Maçonaria estabelece que o trabalho é um dos deveres e um dos direitos do homem, e o exige de seus adeptos como contribuição indispensável ao melhoramento da coletividade. Propugna e defende os postulados de Liberdade, Igualdade e Fraternidade e, por consequência, combate a exploração do homem pelo homem, os privilégios, a intolerância e o sectarismo social.
  5. A Maçonaria reconhece que é possível alcançar a paz entre os homens e as nações de forma definitiva, superando a violência e utilizando a razão; que para o advento da paz, é necessário atuação e participação na História, assumindo um compromisso inteligente, ético e moral.
  6. A Maçonaria reconhece a necessidade de trabalhar pela vigência universal dos Direitos Humanos e pela liberdade de expressão e de pensamento de forma responsável.