O Surgimento do Grande Oriente de Santa Catarina

O nascimento do Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC – remonta aos primeiros meses do ano de 1950, visto que na época existia em nosso Estado uma Delegacia Especial do Grande Oriente do Brasil, dirigida pelo Major do Exército Pedro Augusto Carneiro da Cunha.

A 12 de abril de 1950, sob a presidência do irmão Pedro Augusto Carneiro da Cunha, reuniu-se na Biblioteca da Loja “Regeneração Catarinense”, em Florianópolis, o conclave dos Veneráveis das Lojas do Estado, encontro que marcou o surgimento do Grande Oriente Estadual de Santa Catarina – GOESC. Na ocasião, reuniram-se as lojas Acácia Itajaiense e Luz e Verdade V (Itajaí); Regeneração Catarinense, Ordem e Trabalho, Januário Corte, Campos Lobo (Florianópolis); Paz e Amor V (São Francisco do Sul); Luiz Balster (Caçador); Luz Serrana (Lages); União e TrabaIho (Canoinhas).

Em 1973, em decorrência de problemas políticos-eleitorais, o Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC, num conjunto de 10 (dez) Grandes Orientes então jurisdicionados ao GOB – Grande Oriente do Brasil, se desfederalizou deste. O GOSC, em 1º de junho de 1973, em assembleia, votou, aprovou e proclamou sua desfederalização do Grande Oriente do Brasil – GOB. E o fez com o apoio de 19 (dezenove) Lojas regularmente constituídas ainda sob a égide do Grande Oriente do Brasil – GOB, sendo elas:

Lojas Cidade Data da fundação
Regeneração Catarinense Florianópolis Abril, 1860
União III Porto União Março, 1899
Ordem e Trabalho Florianópolis Maio, 1902
Paz e Amor V São Francisco do Sul Setembro, 1923
Sete de Setembro Jaraguá do Sul Agosto, 1927
Luz e Verdade III Joinville Junho, 1930
Hiram Mafra Outubro, 1945
Luiz Balster Caçador Setembro, 1948
Januário Corte Florianópolis Março, 1949
Estrela do Planalto Curitibanos Outubro, 1951
Acácia do Sul Videira Maio, 1951
Justiça e Trabalho Blumenau Fevereiro, 1953
Lauro Muller II Florianópolis Maio, 1956
Liberdade e Justiça Canoinhas Setembro, 1969
Jerônimo Coelho Florianópolis Novembro, 1969
Acácia dos Campos Campos Novos Novembro, 1971
Templários da Justiça Lages Março, 1972
General Bento Gonçalves Araranguá Outubro, 1972
Plácido Olímpio de Oliveira Rio do Sul Abril, 1973

Em 17 de julho de 1999 foi instalada uma Assembleia Constituinte, que se constituiu em novo marco histórico para o progresso institucional do Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC. A nova carta do Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC, provocou o rompimento com o modelo herdado na época da desfederalização e foi promulgada sob a égide da coerência com os preceitos e as tradições da Maçonaria Universal e em seus postulados, privilegiando o binômio Maçom/Loja, na necessária identificação destes com a administração da própria obediência. Com inúmeros avanços nos aspectos ideológico-estrutural e funcional, a principal virtude da nova Carta, no entanto, consagra a simplicidade, já que simples deve ser a prática dos homens autenticamente “livres e de bons costumes”.

No dia 13 de dezembro de 2007, por ocasião das comemorações do sesquicentenário da Gran Logia de la Argentina de Libres y Aceptados Masones, a Confederação Maçônica Interamericana-CMI admitiu o ingresso do GOSC – Grande Oriente de Santa Catarina em seus quadros.

Na data de 21 de fevereiro de 2017, a Conference of Grand Masters of Masons in North América, realizada em Omaha, Nebraska, EUA, reconheceu o GOSC oficialmente, desencadeando o processo de ingresso na List of Lodges – Pantagraph Printing Stationery. O Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC integra a World Conference of Regular Masonic Grand Lodges, atuando no território do Estado de Santa Catarina (Brasil), harmônica e conjuntamente com o GOB – Grande Oriente do Brasil e com a GLSC – Grande Loja de Santa Catarina, sendo que com esta, em 23 de abril de 2016, oficialmente foi firmado Tratado de compartilhamento do território do Estado de Santa Catarina.

Em novembro de 2018, na cidade do Panamá (Panamá), durante a Conferência Mundial, o Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC tornou-se membro efetivo da World Conference of Regular Grand Lodges.