A Maçonaria histórica e regular é a maior e mais antiga ordem secular fraternal no mundo, que reúne homens livres de todos os países, raças, crenças, opiniões, em paz e harmonia.

A Maçonaria do eixo histórico, regular e reconhecido, é uma organização filosófica que se une numa fraternidade universal, dedicada ao aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual dos seus integrantes.

A Maçonaria trabalha a Glória do Grande Arquiteto do Universo – GADU, expressão que utiliza para designar o Princípio Criador que cada um dos seus integrantes conceba ou aceite, segundo a sua convicção religiosa ou espiritual.

A Maçonaria atua pelo aperfeiçoamento dos seus integrantes e, por essa via, a melhoria e o progresso da Sociedade, como resultado desse aperfeiçoamento.

Relações Exteriores
A Política de Relações Exteriores do GOSC consiste em manter permanente articulação e intercâmbio com Instituições que congreguem Potências Maçônicas regulares, visando ativar ou reativar, aos seus filiados, relacionamento, tratados de reconhecimento e amizade e outros acordos, protocolos e oportunidades que realizem a união, recíproca amizade, fraternal convivência, estreita colaboração e mútuo socorro, modernizando e agilizando ações fraternais de diplomacia maçônica e de outros tipos de relações de interesse bilateral ou multilateral com as Organizações Maçônicas regulares que:
a) estejam reconhecidas pela Conferência de Grão-Mestres da América do Norte e inseridas na “List of Lodges” da Pantagraph Printing Stationery Company e/ou sejam reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE).
b) na América Latina integrem a Confederação Maçônica Interamericana – CMI.
c) no Brasil, são reconhecidos com o Grande Oriente do Brasil – GOB, as Grandes Lojas integrantes à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB e os Grandes Orientes que integram a Confederação Maçônica do Brasil – COMAB.