A entrada na Maçonaria baseia-se numa decisão livre, individual e responsável. A Maçonaria não faz nenhum tipo de proselitismo, portanto qualquer pedido deve emanar da vontade e convicção do solicitante.

O Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC é uma instituição absolutamente aberta a todos os interessados ​​em conhecer mais sobre a Maçonaria, seja por simples curiosidade, seja por contemplarem a possibilidade de se candidatarem à adesão. Consideramos que é altamente recomendável ter conhecimento suficiente sobre os princípios e propósitos da Maçonaria, a fim de tomar uma decisão livre e bem fundamentada.

Requisitos para ser um Maçom:
Qualquer pessoa que esteja interessada em pertencer à Maçonaria deve cumprir os três requisitos seguintes:

• Seja um homem consciente do desejo de ingresso, uma vez que o pedido de iniciação à Maçonaria deve ser o resultado da liberdade individual inata, longe de qualquer pressão, influência, dependência ou circunstância que coagirá.

• Ser um homem de bons costumes, isto é, digna de confiança, honesta em sua vida privada, em sua maneira de trabalhar e de boa reputação.

• Ser um homem que acredita em um princípio superior ou Causa Primeira de toda a criação, que é comumente referido como Deus, e que os maçons, respeitando a liberdade do indivíduo de qualquer crença particular, nomeado como Grande Arquiteto do Universo.

A adesão à Ordem implica direitos e obrigações:

• Tenha algum tempo disponível para participar de reuniões e comissões.

• Ter um meio de vida suficiente para praticar o método maçônico, pagar as taxas e fazer contribuições modestas para instituições de caridade.

• Manter uma coerência ética com seus ideais dentro e fora da Ordem.

• Trabalhar por progresso moral, razão, justiça, tolerância, amor ao próximo e consciência correta.

• Compromisso com a Ordem e seus membros para estudar, assimilar e aprofundar os princípios, valores e costumes antigos da maçonaria, a fim de tornar eficaz o legado iniciática que é transmitido.

Lembrando que qualquer membro da Maçonaria pode sair livremente, em sua Loja ou em Potência, imediatamente. Embora seja possível deixar de pertencer a uma jurisdição maçônica por exclusão como medida disciplinar, seja por conduta desonrosa na vida privada, ou cometer qualquer ofensa Maçônica regulamentar. E a adesão à Maçonaria não implica qualquer tipo de vantagem material.

Procedimento de admissão
Um candidato pode ser recomendado por um membro de uma Loja jurisdicionada, ou submeter sua solicitação diretamente à uma das nossas Lojas. Seu pedido será avaliado em momento apropriado, podendo ser aceito ou não, de acordo com a vontade livre dos seus integrantes.

    Dados complementares